Nós profissionais de educação, não podemos ficar alheios às mudanças que estão ocorrendo em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao nosso trabalho. Como diz Constance Kamu (1992)...”a educação precisa parar de ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba retornando ao que não funcionou antes. Ao invés de voltar ao ensino “tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o que agora já sabemos sobre como os seres humanos adquirem conhecimento e valores morais”.

Mas do que nunca precisamos de pessoas ativas e participantes, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Assim, é necessário formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia, administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e outros da vida diária. E, para isso, é preciso que a criança tenha, em seu currículo de Matemática elementar, a resolução de problemas como parte substancial, para que desenvolva desde cedo sua capacidade de enfrentar situações-problema.

domingo, 21 de julho de 2013

Quem sou ?

Dizem que faço parte das exatas, porém admito contestações. Muitas pessoas me amam, outras tantas me odeiam. Porém, ninguém vive sem mim. A verdade é que sou “oito ou oitenta”, “doce ou amarga”, “quente ou fria”,...
Sou poderosa, posso determinar o futuro profissional de qualquer um, a conquista do sucesso ou o fracasso esta diretamente relacionada ao quanto me conhece.
Sou exigente e orgulhosa, para dominar-me, fazer uso dos meus conceitos, regras e aplicações com eficiência, não basta dedicar-se apenas o tempo de sala de aula. Quero atitude, compromisso comigo, muita organização, dedicação e perseverança.
Não suporto indiferença e apatia, sou cruel nesses casos e posso castigar, tirando seu sono, atrapalhando viagens ou dando um gosto “amargo” às suas tão sonhadas férias.
Quanto mais tempo se dedicar a mim, maior retorno terá, pois desvendando meus segredos e os meus mistérios, você não se decepcionará em outras áreas, até mesmo naquelas que  supostamente não tem nada á ver comigo.
Sou início, meio e fim, Deus criou o mundo segundo minhas leis e fórmulas, só eu possuo a chave que abrirá as portas do futuro. E ainda existem pessoas que dizem não precisar de mim para viver, e, no entanto, tentam sem sucesso me ignorar.
Não sou vingativa, permito a todos recomeçarem quantas vezes quiserem. Se não me dominas, lhe dou agora a fórmula para virar este jogo. Inicie pela tabuada se for preciso, pois esta é fundamental, não tenha vergonha! Trabalhe com as quatro operações até adquirir autonomia para quando for usar a calculadora, quer seja apenas para ganhar tempo, e não para suprir deficiências.  Operar, comparar, diferenciar e localizar com exatidão na reta numérica qualquer número racional são os passos seguintes. A partir dessa fase, trabalhe os conceitos de potenciação, radiciação e fatoração. Isolar uma variável numa equação do primeiro grau talvez seja a habilidade mais útil para qualquer estudante. Encontrar, em quaisquer situações, as raízes de uma equação do segundo grau, te deixarás apto, ou seja em condições de continuar teus estudos de forma independente, pois a partir de agora possui confiança e os requisitos básicos para entrar e cursar com eficiência o ensino médio e ver  com outros olhos a mim, pois a partir de então serei a solução, e não mais seu problema.
E agora! Já sabe quem  sou?
Acertou, se você respondeu: matemática.



Caibar Soares Vital    

Nenhum comentário:

Postar um comentário