Nós profissionais de educação, não podemos ficar alheios às mudanças que estão ocorrendo em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao nosso trabalho. Como diz Constance Kamu (1992)...”a educação precisa parar de ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba retornando ao que não funcionou antes. Ao invés de voltar ao ensino “tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o que agora já sabemos sobre como os seres humanos adquirem conhecimento e valores morais”.

Mas do que nunca precisamos de pessoas ativas e participantes, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Assim, é necessário formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia, administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e outros da vida diária. E, para isso, é preciso que a criança tenha, em seu currículo de Matemática elementar, a resolução de problemas como parte substancial, para que desenvolva desde cedo sua capacidade de enfrentar situações-problema.

domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula do Modulo III

Aula de Matemática


Conteúdo Principal:
Razão e Proporção

Tema:
 A aplicação do conceito de escala na resolução de problemas.

Objetivo Geral
- Fazer o aluno pensar produtivamente
- Desenvolver o raciocínio do aluno
- Ensinar o aluno a enfrentar situações novas
- Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática
- Tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras
- Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas envolvendo escala


Objetivos Específicos

- Compreender a ideia de razão e aplica-la na resolução de situações-problema;
- Usar construção em papel quadriculado;
- Fazer uma atividade em que são dados instruções/comandos oralmente e os alunos desenham;


Justificativa
       Nós profissionais de educação, não podemos ficar alheios às mudanças que estão ocorrendo em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao nosso trabalho. Como diz Constance Kamu (1992)...”a educação precisa parar de ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba retornando ao que não funcionou antes. Ao invés de voltar ao ensino “tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o que agora já sabemos sobre como os seres humanos adquirem conhecimento e valores morais”.
       Mas do que nunca precisamos de pessoas ativas e participantes, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Assim, é necessário formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia, administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e outros da vida diária. E, para isso, é preciso que a criança tenha, em seu currículo de Matemática elementar, a resolução de problemas como parte substancial, para que desenvolva desde cedo sua capacidade de enfrentar situações-problema.


Introdução
       A resolução de problemas é hoje muito estudada e pesquisada pelos educadores  matemáticos devido à sua grande importância no ensino de Matemática.
       A real justificativa  para se ensinar Matemática é que ela é útil e, em particular, auxilia na solução de muitas espécies de problemas.
Begle
             Aprender a resolver problemas matemáticos deve ser o maior objetivo da instrução matemática. Certamente outros objetivos da Matemática devem ser procurados, mesmo para atingir o objetivo da competência em resolução de problemas. Desenvolver conceitos matemáticos, princípios e algoritmos através de um conhecimento significativo e habilidoso é importante. Mas o significado principal de aprender tais conteúdos matemáticos é ser capaz de usá-los na construção das soluções das situações-problema.
Hatfield
       O currículo de Matemática deve ser organizado em torno da resolução de problemas.
NCTM – Conselho Nacional de Professores de Matemática (EUA, 1980)

Estratégias utilizadas:
- Preparar uma cópia para cada aluno do desenho da figura A (mostrada abaixo),  num papel quadriculado sem pintar;
- Em sala pedir aos alunos que pintem o barco da figura A, escolhendo uma cor para a vela e outra para o casco.
- Propor oralmente o desenho do barco da figura B, dizendo para eles desenhar no canto superior direito um barco parecido com o da figura A, mas com metade das medidas.
- Os ângulos deverão permanecer os mesmos, mas as medidas deverão ser “cortadas ao meio”.
- Dar um tempo para que os alunos possam pensar;
- Corrigir na lousa, explicando a nova figura;
- Pedir a eles que a nomeiem como B;
- Repetir o procedimento para as figuras C e D;
- Entregar a cada aluno ou escrever na lousa o texto abaixo:

Constantemente estamos envolvidos com a ideia de proporcionalidade.
Durante este conteúdo, vamos estudar vários assuntos ligados à ideia de proporcionalidades, como escala, velocidade, porcentagem, densidade demográfica e outros.
- Pedir aos alunos que após a leitura e a reflexão, faça uma observação escrita na própria folha;
- Passar na lousa as seguintes informações:
Perceba que, quando passamos da figura A para a figura B:
a)Os ângulos são mantidos;
b)As medidas dos lados da figura A ficam divididas por 2, neste caso, dizemos que as figuras A e B têm dimensões proporcionais ou que há proporcionalidade  entre as dimensões das figuras A e B.
- Pedir aos alunos que verifiquem com seus colegas, se há ou não proporcionalidade entre as dimensões:
a) de B e D
b) de B e C

- Propor atividades de aplicação

Recursos e Materiais:
- Régua, papel quadriculado, lápis de cor, tesoura, cola, atlas, textos específicos, plantas de casas;


Avaliação:
A avaliação terá caráter diagnóstico, desenvolvida de forma contínua e cumulativa durante todo o processo, de forma que os  erros dos alunos possam servir de pistas para  nortear ações de intervenções afim de que cada aluno possam refazer o seu caminho na aprendizagem.
Além das anotações sobre o desempenho individual, durante a realização das atividades propostas (exercícios de aplicação, provas, trabalhos e tarefas), também serão avaliadas as atitudes e valores, como interesse, participação, disciplina, companheirismo, etc

Recuperação:
Retomar, ampliar e ressignificar o vocabulário de escala, razão e proporção.
Propor atividades diversificadas, como pesquisas, vídeos, trabalhos com recortes em jornais e revistas, uso de alguns softwares como cabri e graphmatica.






2 comentários:

  1. Muito obrigada Caibar, esta sendo muito gratificante trabalhar com um profissional dedicado e sempre muito comprometido com a Educação como você.
    Um abraço,de sua parceira de grupo Anabel.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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