Aula de Matemática
Conteúdo Principal:
Razão e Proporção
Tema:
A aplicação do conceito de
escala na resolução de problemas.
Objetivo Geral
- Fazer o aluno pensar
produtivamente
- Desenvolver o raciocínio do
aluno
- Ensinar o aluno a enfrentar situações
novas
- Dar ao aluno a oportunidade de
se envolver com as aplicações da matemática
- Tornar as aulas de Matemática
mais interessantes e desafiadoras
- Equipar o aluno com estratégias
para resolver problemas envolvendo escala
Objetivos Específicos
- Compreender a ideia de razão e
aplica-la na resolução de situações-problema;
- Usar construção em papel
quadriculado;
- Fazer uma atividade em que são
dados instruções/comandos oralmente e os alunos desenham;
Justificativa
Nós profissionais de educação, não
podemos ficar alheios às mudanças que estão ocorrendo em todos os níveis,
principalmente no que diz respeito ao nosso trabalho. Como diz Constance Kamu
(1992)...”a educação precisa parar de ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba
retornando ao que não funcionou antes. Ao invés de voltar ao ensino
“tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o que agora já sabemos sobre
como os seres humanos adquirem conhecimento e valores morais”.
Mas do que nunca precisamos de pessoas
ativas e participantes, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto
possível, precisas. Assim, é necessário formar cidadãos matematicamente
alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente, seus problemas de
comércio, economia, administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e
outros da vida diária. E, para isso, é preciso que a criança tenha, em seu
currículo de Matemática elementar, a resolução de problemas como parte
substancial, para que desenvolva desde cedo sua capacidade de enfrentar
situações-problema.
Introdução
A resolução de problemas é hoje muito
estudada e pesquisada pelos educadores
matemáticos devido à sua grande importância no ensino de Matemática.
A
real justificativa para se ensinar
Matemática é que ela é útil e, em particular, auxilia na solução de muitas
espécies de problemas.
Begle
Aprender a resolver problemas
matemáticos deve ser o maior objetivo da instrução matemática. Certamente
outros objetivos da Matemática devem ser procurados, mesmo para atingir o
objetivo da competência em resolução de problemas. Desenvolver conceitos
matemáticos, princípios e algoritmos através de um conhecimento significativo e
habilidoso é importante. Mas o significado principal de aprender tais conteúdos
matemáticos é ser capaz de usá-los na construção das soluções das
situações-problema.
Hatfield
O currículo de Matemática deve ser
organizado em torno da resolução de problemas.
NCTM – Conselho Nacional de Professores de Matemática (EUA, 1980)
Estratégias utilizadas:
- Preparar uma cópia para cada aluno do desenho da figura A
(mostrada abaixo), num papel
quadriculado sem pintar;
- Em sala pedir aos alunos que pintem o barco da figura A,
escolhendo uma cor para a vela e outra para o casco.
- Propor oralmente o desenho do barco da figura B, dizendo
para eles desenhar no canto superior direito um barco parecido com o da figura
A, mas com metade das medidas.
- Os ângulos deverão permanecer os mesmos, mas as medidas
deverão ser “cortadas ao meio”.
- Dar um tempo para que os alunos possam pensar;
- Corrigir na lousa, explicando a nova figura;
- Pedir a eles que a nomeiem como B;
- Repetir o procedimento para as figuras C e D;
- Entregar a cada aluno ou escrever na lousa o texto abaixo:
Constantemente estamos envolvidos com a ideia de
proporcionalidade.
Durante este conteúdo, vamos estudar vários assuntos ligados
à ideia de proporcionalidades, como escala, velocidade, porcentagem, densidade
demográfica e outros.
- Pedir aos alunos que após a leitura e a reflexão, faça uma
observação escrita na própria folha;
- Passar na lousa as seguintes informações:
Perceba que, quando passamos da figura A para a figura B:
a)Os ângulos são mantidos;
b)As medidas dos lados da figura A ficam divididas por 2,
neste caso, dizemos que as figuras A e B têm dimensões proporcionais ou que há
proporcionalidade entre as dimensões das
figuras A e B.
- Pedir aos alunos que verifiquem com seus
colegas, se há ou não proporcionalidade entre as dimensões:
a) de B e D
b) de B e C
- Propor atividades de aplicação
Recursos e Materiais:
- Régua, papel quadriculado, lápis de cor,
tesoura, cola, atlas, textos específicos, plantas de casas;
Avaliação:
A avaliação terá caráter diagnóstico, desenvolvida de forma
contínua e cumulativa durante todo o processo, de forma que os erros dos alunos possam servir de pistas
para nortear ações de intervenções afim
de que cada aluno possam refazer o seu caminho na aprendizagem.
Além das anotações sobre o desempenho individual, durante a
realização das atividades propostas (exercícios de aplicação, provas, trabalhos
e tarefas), também serão avaliadas as atitudes e valores, como interesse,
participação, disciplina, companheirismo, etc
Recuperação:
Retomar, ampliar e ressignificar o vocabulário de escala,
razão e proporção.
Propor atividades diversificadas, como pesquisas, vídeos,
trabalhos com recortes em jornais e revistas, uso de alguns softwares como
cabri e graphmatica.
Muito obrigada Caibar, esta sendo muito gratificante trabalhar com um profissional dedicado e sempre muito comprometido com a Educação como você.
ResponderExcluirUm abraço,de sua parceira de grupo Anabel.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir